Aqui o objetivo é realmente abordar algo para aprendizes, e nós aprendizes às vezes nos assustamos com grandes conhecedores, grandes sabichões que chegam até a questionar Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco, que são dois grandes nomes da doutrina espírita.
Vamos lá, de forma breve comentarei o que não é espiritismo.
O que não é o espiritismo:
1- Qualquer prática onde pessoas queiram cobrar, vender coisas como velas ou oferendas, ou seja lá o for.
2- Locais onde pessoas se colocam como espiritas videntes, que fazem amarrações, ajudam no amor, ajudam a resolver os mais variados problemas. Cuidado, quase sempre se tratam de vigaristas.
3- Locais onde usam roupas especiais, brancas ou não.
4- Práticas que seguem rituais. O espiritismo não tem ritual.
5- A Umbanda não é espiritismo. Nossos irmãos umbandistas merecem todo o nosso respeito. Trata-se de religião em evolução, onde existem relatos que alguns espíritos bons costumam apoiar. Mas a Umbanda não é espiritismo.
6- Qualquer religião cuja doutrina básica não seja a codificação de Kardec, não é espiritismo.
7- O espiritismo não pode ter pessoas que tirem proveito financeiro. Pelo contrário, acabamos contribuindo de alguma forma.
8- No espiritismo não existem milagres. Todos os pretensos milagres, quando reais são explicados pelo espiritismo.
10- Locais onde usam velas, incenso e mantras. O Espiritismo não se vale de nada disso.
11- Céu e inferno. Para o espiritismo não existe da forma como ensinam nas igrejas católicas e crentes.
Muitas outras coisas poderiam ser acrescentadas. Mas nosso objetivo é a simplicidade. É passar uma mensagem breve e leve o espiritismo.
Do excelente site de Blog do Espiritismo separei:
- É uma doutrina filosófica e moral cristã, é um movimento de voluntariado, de filantropia, não tem fins lucrativos nem aceita pagamentos ou favores pelos seus serviços, que são o consolo, o esclarecimento, a assistência aos carenciados.
- Nada tem de escondido, secreto, místico, sobrenatural, mágico, oculto, subversivo ou obscuro.
- Não tem sacerdócio, rituais, cerimónias, vestes ou cânticos especiais, adivinhação, bolas de cristal, pirâmides, incensos, defumadouros, banhos, imagens, promessas, procissões, orações especiais, consultas, etc..
- Não se apregoa em jornais ou noutros suportes de comunicação a prometer resolução de problemas, milagres ou prodígios.
parabéns pela informação, muito útil
ResponderExcluirgratidão